quinta-feira, 1 de março de 2007

Corpo americano com um coração belga.








Fantástica. Quando a indiquei como companhia para o O Orgulho de Bagdá , meu preferido de 2006, não foi à toa. Em agosto deste mesmo ano eu a encontrei num mercadinho charmoso de Manhatan e a degustei no apartamento da minha amiga Dona Zelinha, no Queens. Foi uma descoberta. Até aquele momento, não havia experimentado cerveja melhor. O quadrinho foi lido um mês depois, logo se desenhou esta dupla perfeita. Até a cor desta cerveja é predominante na ilustração.

Mas como quadrinho não se bebe, vamos falar da Rare Vos, essa sim uma puta bebida.

A amber ale belga: Cerveja forte, de alta fermentação, as vezes aromatizadas com fruta. A típica cerveja dos pubs americanos, ingleses e irlandeses. Encorpada, de consistência uniforme e ligeiramente adocicada. Seu sabor finaliza com um leve amargor por causa da alta concentração de lúpulo. Costuma variar entre 6º e 10º. A amber ale belga se diferencia das ales vermelhas, mais amargas e ásperas, pela sua suavidade e doçura.

Seu aroma é único, senti imediatamente as notas frutais levemente cítricas e algum floral. Á medida em que era servida sua espuma surgia espontânea e generosamente, com uma homogenia consistência aerada. A cor é âmbar, viva, porém turva, com algum sedimento suspenso. Encorpada.

O sabor é uma viagem. Muito levemente amargo, suave e frutal. Sentir o malte, o final do lúpulo e percepção do buquê é um convite á reflexão. A propósito, o buquê é marcante, mas não duradouro.

6.5º, mas com corpinho de 10º

Acho que deve ser bebida bem fria, não gelada. Se você se interessar e decidir correr atrás, deve experimentar a garrafa de 750ml, não a long neck, vai por mim, se é para gastar, então vamos gastar direito. Mantendo a temperatura, é uma companhia para uma hora ou mais.

Pode ser comprada em Nova York por US$ 5,00 ou pela bagatela de R$ 60,00, quando eles raramente a tem em estoque, no caríssimo e antipático Belgian Beer Café, no Downtown, sobre o qual escreverei um capítulo de mal atendimento e má fé e para o qual opiniões fumegantes são pouco.

Um comentário:

Leandro Bulkool disse...

Fala Anão!

Parabéns pelo Blog. Você sempre teve a cara de um, seja bem-vindo!

Como já e falei pessoalmente, estou em uma fase de cervejas vermelhas, a sua descrição da Rare Vos me deixou muito curioso. Vou procurá-la...

Você ainda precisa me dizer onde fica o Zona Sul da Barra, não achei e preciso encontrar esse estoque de cerveja. Já que o daqui da Zona Sul está fraquinho...